Regras Básicas


Uma vez que esteja aberto à idéia de que Deus    pode falar com você, o que acontece a seguir? Bem, a primeira coisa a fazer é aprender as regras básicas.
1. Tenha um relacionamento pessoal com Jesus Cristo.
Se já recebeu Jesus como Salvador, então preencheu o primeiro e mais importante requisito. Quando abriu seu coração para Jesus, começou um relacionamento íntimo com Ele não só como seu Salvador, mas como um Amigo, Mestre e Conselheiro.
Se ainda não recebeu Jesus, pode recebê-lO agora. Basta fazer esta simples oração:
Querido Jesus, acredito que é o filho de Deus e que morreu por mim. Preciso do Seu amor para me limpar de meus erros e faltas. Abro a porta do meu coração e peço que, por favor, entre na minha vida e me dê a vida eterna. Amém.

2. Esteja cheio do Espírito Santo.
Um pouco antes de ser crucificado Jesus disse a Seus discípulos que depois de partir mandaria o Espírito Santo, o Espírito de Verdade, para ensiná-los todas as coisas e guiá-los em toda verdade.1
Todos que aceitam Jesus como Salvador recebem uma dose do Espírito Santo, mas ser enchido com o Espírito Santo ao ponto de transbordar - o que a Bíblia chama de "batismo" do Espírito Santo - normalmente é uma experiência diferente que acontece mais tarde.
Se ainda não está cheio com o Espírito Santo, pode recebê-lo tal como a salvação, simplesmente orando e pedindo a Deus. "Se vós … sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que Lho pedirem!"2
[Para mais informações sobre o que é a salvação (receber Jesus como seu Salvador) e receber o Espírito Santo, bem como a mudança que isso pode causar na sua vida para sempre, não deixe de ler "Dons de Deus!", nesta série.]

3. Ore pelo dom.
Quando alguém recebe o Espírito Santo, muitas vezes recebe o dom de profecia (a capacidade de ouvir diretamente as Palavras de Deus), ou algum outro dom ou dons do Espírito, como falar em línguas ou cura, mesmo que não note ou entenda.3
O Espirito Santo nos dá o dom de profecia, e, às vezes, o recebemos automaticamente quando oramos para receber o Espírito Santo. Mas quando isso não acontece, precisamos pedi-lo especificamente.
De modo que se você não recebeu o dom de profecia quando orou para receber o Espírito Santo, ou não tem certeza, deveria então orar e pedir ao Senhor especificamente. Jesus promete que "Tudo que pedirdes, orando, crede que recebereis e tê-lo-eis".1 Ele está mais que disposto a dar qualquer dom do Espírito que você pedir, inclusive o dom de ouvir diretamente a Sua voz.

4. Converse com Jesus.
Oração não é tão complicado e formal como as pessoas imaginam. Não é para ser um ritual religioso, mas sim um relacionamento vivo. Jesus quer falar com você de uma forma aberta e livre, da mesma maneira que um companheiro ou um amigo do peito faria, mas é uma rua de mão dupla. No início talvez se sinta um pouco acanhado, se não estiver acostumado a falar com Ele pessoalmente, mas fica mais fácil uma vez que começa a fazê-lo regulamente.
Pode ser que tenha dificuldades para orar porque acha que o que tem a dizer a Jesus não Lhe é aceitável, ou que Ele não entenderia, mas lembre-se que a Bíblia diz que quando Jesus esteve na Terra, foi tentado, ou seja, provado, em tudo, nas mesmas coisas nas quais somos2. Então, pode ter certeza de que Ele já ouviu e viu de tudo, e que o entende e ama mais do qualquer um. Ele quer que você Lhe conte seus pensamentos mais profundos e seus mais íntimos sentimentos, assim como seus sonhos e desejos secretos.

5. Jesus ou Deus?
Algo que talvez se pergunte é se, ao orarmos ou tentarmos ouvir do Céu, devemos orar a Deus, a Jesus ou a ambos? Faz alguma diferença?
Na Bíblia, Jesus disse: "Eu e meu Pai somos Um,"1 mas ao mesmo tempo são Pai e Filho. Isto é um dos mistérios do Espírito que não podemos entender com nossas mentes carnais. Mas já que são um em Espírito, pode falar com qualquer um, e suas orações com certeza serão ouvidas e atendidas.
Já que Jesus veio à Terra e viveu como um de nós, num certo sentido está mais próximo de nós e nos entende melhor por haver vivido aqui como um ser humano.
Referindo-se a Jesus, a Bíblia nos diz que "não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-Se das nossas fraquezas, porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado".2 Ele já passou pelo que você passa.
A Bíblia descreve Jesus como nosso intercessor perante Deus: "[Jesus] Pode também salvar perfeitamente, os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles".3 Isto significa que você pode falar com Deus, em nome de Jesus, ou diretamente com Jesus. Também pode ouvir de ambos em profecia, apesar da experiência indicar ser mais comum aqueles que tem o dom de profecia ouvirem de Jesus do que de Deus o Pai.

6. Leia a Palavra de Deus
Para poder aplicar corretamente as palavras que Jesus lhe fala pessoalmente em profecia, precisa de um certo entendimento das Palavras de Deus já registradas. A Bíblia é o nosso alicerce.1

7. Tenha fé
Esta regra pode parecer um pouco mais abstrata e mais difícil do que as outras, mas não é tão difícil assim.
O que é fé? A Bíblia ensina que é a certeza de que algo que queremos, vai acontecer. É a confiança de que o que desejamos nos está esperando, mesmo que não possamos ver de imediato.2 Ter fé é acreditar em Deus e no Seu poder, mesmo que não possa vê-lO literalmente, apesar disso ser possível através da Sua manifestação na sua vida e na dos outros.
Como obter fé? É simples: A fé se adquire através da leitura da Palavra de Deus.3 Ler sobre todas a vezes em que Deus falou aos Seus filhos no passado, assim como passar a conhecer as Suas muitas promessas de que falaria diretamente a você, fortalecerá a sua fé de que pode ouvir do Céu. Na verdade, fortalecerá a sua fé para qualquer coisa que Deus quer que faça.

8. Peça!
Isto pode parecer bastante óbvio, mas para poder receber algo em profecia do Senhor, você tem que, primeiro, Lhe pedir para falar com você. Uma vez que tenha a fé de que Ele pode falar com você, pode então pedir sabendo que receberá uma resposta. Ele prometeu, "Fale Comigo e Eu responderei. Pergunte-Me e Eu contarei a você segredos fabulosos".1 Então fale com Ele e receba o que Ele tem a dizer!

9. Seja humilde
A sua conduta - atitude de coração e mente, ou motivação - ajuda a determinar a clareza com que poderá ouvir do Céu.
Um dos pré-requisitos que o Senhor estabelece para poder receber Suas Palavras é que se apresente a Ele em humildade. Você precisa entender que é fraco em si mesmo, que não sabe as respostas e, por conseguinte, precisa dEle. A Bíblia diz: "Temos este tesouro em vasos de barro" - humildes potes de barro - "para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós".2 Tem que estar disposto a admitir que não sabe muita coisa, e que é apenas um vaso vazio esperando para ser enchido. E depois dEle falar tem de se lembrar de Lhe dar todo o crédito e toda a glória. É o poder e dom de Deus, e não seu.

10. Peça a Deus para superar ou dominar seus próprios desejos e pensamentos enquanto O escuta
Para receber as mensagens de Deus, é preciso estar receptivo, com a mente e o coração abertos, preparado para aceitar seja o que for, ainda que não seja o que estava esperando, ou algo do seu agrado, ou que não entenda completamente.
Se estiver pedindo uma solução para um problema, mas já tem uma opinião formada, ou sabe o que quer, Deus ainda assim pode transmitir a mensagem dEle de uma maneira clara, se você estiver disposto a colocar seus desejos de lado para poder ouvir o que Ele tem a dizer. É natural ter opiniões e desejos, mas é preciso pedir ao Senhor para bloqueá-los naquele momento, e limpar sua mente de quaisquer outras idéias, para que possa receber a opinião dEle e descobrir o Ele quer.
Feito isso, pode ter a fé de que o que receber é proveniente dEle. Se for de acordo com a sua idéia anterior, você ficará encorajado por ver que estava no caminho certo, e pode continuar com a bênção de Deus. Se for diferente, logo descobrirá que a sabedoria dEle no assunto é muito superior à sua. Talvez a sua idéia tenha sido boa, mas a dEle provará ser melhor.
        Ore pelo dom de profecia! Tanto no Antigo como no Novo Testamento, Deus sempre falou com os Seus filhos para orientá-los, guiá-los, consolá-los, encorajá-los e corrigi-los. Você, também, pode ouvi-lO todos os dias! O Apóstolo Paulo disse, "Eu gostaria que todos vós profetizásseis" (1 Coríntios 14:5).
-D.B.B.
*
        "Desperta o dom de Deus que existe em ti " (2 Timóteo 1:6). "Não desprezes o dom que há em ti" (1 Timóteo 4:14). Você tem que exercitar o seu dom, tem de usá-lo. Como qualquer exercício, requer esforço da sua parte e custa algo, mas vale a pena!
-D.B.B.
*
        Distinguimos entre o que é verdadeiro e falso pelos padrões da Palavra de Deus. A Palavra [escrita] é o nosso alicerce, nosso guia, nossa norma e padrão que usamos para medir todas as coisas, inclusive as palavras de Deus que nos são dadas hoje [através de profecia]. É o Departamento de Pesos e Medidas pelo qual pesamos e medimos toda verdade e todo erro.
-D.B.B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário