Aplicações Práticas


Algumas pessoas dizem, "Hoje em dia não há uso prático para a profecia". Ainda bem que estão erradas! Mas, infelizmente, essa falta de fé faz com que percam tesouros espirituais que Deus gostaria de lhes dar se apenas acreditassem. Isso, porém, não significa que você também precisa ficar de fora. Tudo que Ele requer é que peça com fé. "Pedi e recebereis, para que vosso gozo seja completo".1
As aplicações práticas para a profecia são inúmeras. O Senhor pode atender qualquer necessidade, responder a qualquer pergunta, dar a solução para qualquer problema, desfazer qualquer confusão e resolver qualquer conflito. Você precisa apenas Lhe dar uma chance. Se sinceramente tentar fazer o que Ele lhe diz e seguir o Seu conselho, pode ter certeza de que vai funcionar. Você nunca se arrependerá por Lhe ter dado ouvidos.
Admito que talvez não veja resultados perfeitos imediatamente, e às vezes nunca saberá exatamente como certas situações foram ajudadas por você ter ouvido o Senhor. Entretanto, se O deixar guiar a sua vida, não errará. Pode confiar que o Senhor manterá a Sua Palavra. Ele dará o que você precisa e aquilo que Ele sabe que o beneficiará mais a longo prazo.
O Senhor quer que O incluamos em cada aspecto da nossa vida, e que O deixemos nos ajudar a fazer as escolhas e tomar decisões, tanto as pequenas como as grandes. Considere este exemplo:
Vera e Beto são casados. Vera está visitando seus tios numa cidade a algumas horas de viagem onde ela e Beto vivem. É sexta-feira, e já faz uma semana que ela esta lá.
Ela liga para Beto para ver como estão as coisas em casa, e ele lhe assegura que tudo está ótimo. Vera menciona que sua tia a convidou para ficar mais dois dias, e Beto diz que ele e as crianças podem se virar por mais dois dias sem nenhum problema. Vera desliga, mas, antes de tomar a decisão final e dizer à sua tia que vai ficar por mais tempo, vai ao quarto e pede a Jesus que confirme este plano.
Com uma voz gentil, o Senhor diz a Vera: "Seria melhor se voltasse para casa. Apesar de parecer que Beto e as crianças estão bem, e de ele haver dito que podem se virar por mais alguns dias, vão precisar de você no final de semana".
Faz pouco tempo que Vera criou o hábito de pedir o conselho do Senhor no tocante às decisões pessoais, por isso está um pouco insegura. Então pede ao Senhor mais orientação, e Ele a faz lembrar de um versículo: "Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas".1 Já que isso é exatamente o que acabou de fazer quando perguntava sobre os seus planos, estas palavras lhe dão fé de que a primeira resposta que recebeu sobre voltar para casa era definitivamente a voz de Deus.
Desta forma, termina a visita conforme o plano original e volta para casa naquela noite.
O sábado começa como de costume. Beto corta a grama e Vera faz uma pequena limpeza na casa enquanto as crianças brincam. Ela ainda está pensando se talvez não foi um erro voltar para casa sendo que, aparentemente, Beto e as crianças teriam sobrevivido o final de semana sem ela. Lembra-se então que a decisão de voltar foi baseada no que Deus estava guiando, e continua com suas tarefas.
Depois do almoço o telefone toca. É o chefe de Beto, dizendo que uma situação de crise requer sua imediata atenção, e cinco minutos após a ligação, Beto despede-se de Vera e das crianças com um beijo e sai apressado.
Então ficou claro: se Vera tivesse ficado com os tios, na outra cidade, Beto estaria encrencado. Todos os vizinhos tinham saído, e não haveria ninguém para cuidar das crianças.
Vera agradeceu a Deus por Sua orientação amorosa e sábia. Ele não havia dito que ia acontecer uma emergência, mas mostrou o que seria melhor dentre duas escolhas aparentemente semelhantes.
A orientação divina pode fazer uma diferença em praticamente qualquer situação - de maior ou de menor importância - com que você venha a se deparar. Sem o Senhor, talvez você acerte alguma, ou a maioria das vezes, mas Ele pode acertar todas as vezes. A profecia será uma ferramenta valiosa quando se encontra com grandes dúvidas ou problemas complexos, mas descobrirá que Ele também pode ajudá-lo em questões aparentemente menos importantes.
O Senhor está sempre por perto, e feliz em ajudar, então por que não se beneficiar de Suas palavras de sabedoria - a melhor "ajuda profissional" disponível nos dias de hoje?
Talvez seus negócios não vão bem e você não sabe qual é o próximo passo a tomar. Talvez esteja tendo problemas no relacionamento com seu patrão ou com os empregados. Talvez esteja tendo problemas conjugais ou em outros relacionamentos afetivos. Talvez esteja bem no trabalho e relacionamentos pessoais, mas não vê o rumo que sua vida está tomando ou quais deveriam ser suas metas e prioridades.
Se tem filhos, haverá sempre muitas coisas que não entende e sobre as quais precisa de uma certa "percepção"! Um de seus filhos pode estar demorando para aprender a ler, o outro tem tido problema com enurese, enquanto que o outro tem dificuldade em fazer amigos. Talvez o mais velho acaba de entrar na adolescência e, de repente, vocês dois não conseguem mais se comunicar como antes.
Há muitos livros que podem ser de alguma ajuda nessas mini-crises, e pode sempre recorrer a pais mais experientes, professores, e conselheiros em busca de orientação, mas por que não perguntar Àquele que criou seu filho e o conhece melhor do que ninguém?
Talvez esteja saindo em uma viagem de negócios e hajam várias alternativas de como organizar seu itinerário. Talvez esteja planejando transferir-se para outra cidade, ou mudar de ramo. Talvez não tenha certeza de quando seria a melhor época para tirar férias ou aonde ir.
Se alguma dessas situações ou outras do gênero lhe acontecer, aproveite essa oportunidade e conecte-se à sabedoria do seu Deus onividente, onisciente e onipotente. Ele sabe o que vem pela frente, o que será melhor para você, e aquilo que o fará mais feliz. Ele também pode protegê-lo de acidentes e de outros perigos, afastando-o deles, se discutir com Ele os seus planos de antemão e seguir as Suas instruções.
Talvez no princípio pareça meio estranho, incluir o Senhor na sua vida cotidiana, com todas as alegrias, tristezas, dificuldades e escolhas difíceis, mas esse é exatamente o lugar dEle, e é aí que Ele quer estar! Não demorará e estará se perguntando como é que conseguia tomar decisões sem Ele.
        Um dos princípios mais importantes para se chegar a uma decisão é: não comece a falar, ore! Oração não é simplesmente falar a sua parte, mas é deixar que Deus fale a dEle também e esperar até que Ele responda! E, se fizer isso, Ele lhe dirá o que fazer. Pare para escutar o que Deus tem a dizer, e Ele parará para resolver o problema.
-DBB.
*
        Noé [na Bíblia] deve ter passado muito tempo ouvindo o Senhor, ou não poderia ter recebido todas aquelas instruções de como construir a arca! Lembre-se que ele nunca tinha visto um barco daquele tamanho antes. Deus provavelmente lhe deu as especificações exatas para cada centímetro da arca.
-DBB.
*
        O Senhor tem uma razão para lhe dar o dom de profecia e espera que o use para obter a Sua orientação quando a resposta para sua pergunta ou seu problema específico não está na Palavra. Então, você precisa estar disposto a fazer as coisas do jeito dEle, porque só Ele sabe o que fazer.
        Não é algo penoso Lhe pedir soluções e orientação, pelo contrário, é maravilhoso, libertador, muda a vida, é surpreendente e espantoso. Ele fala conosco direta e pessoalmente, responde às nossas perguntas e nos dá os Seus conselhos, encorajamento e consolo, revelando-nos os segredos de corações e situações. Escute-O hoje e ficará muito feliz... e Ele também!
-Maria Fontaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário