Instruções Básicas


Quando compra uma nova ferramenta elétrica ou um eletrodoméstico, estes normalmente vêm com um manual de instruções e segurança. À primeira vista, o seu novo equipamento pode parecer relativamente fácil de usar, mas depois de ler todas as instruções, pode descobrir alguns recursos sobre os quais não estava ciente. A documentação lhe dá algumas dicas sobre a manutenção que permitirá que a sua ferramenta ou eletrodoméstico funcione nas suas melhores condições de operação, e relaciona algumas medidas de segurança que talvez não lhe houvessem ocorrido.
Receber o dom de profecia é como receber uma nova ferramenta elétrica espiritual. Há algumas coisas que deveria saber antes de começar a usá-la.

Escolher o lugar e a hora
Para receber o que o Senhor tem a lhe dizer, primeiro tem que escolher um lugar quieto, o mais livre possível de distrações. É possível ouvir o Senhor com barulhos externos como crianças fazendo bagunça, outras pessoas falando alto em um quarto próximo, ou com o ruído do trânsito ou de obras na rua, mas é mais difícil concentrar-se.
No corre-corre de um dia ocupado, é difícil encontrar um momento de paz e sossego, e depois que começamos o dia, pode ser ainda mais difícil parar para passar um momento assim tranqüilo, sem mencionar a dificuldade de se encontrar um lugar quieto. É claro que a melhor hora para descobrir o que fazer no dia é antes dele começar.
Estas são três boas razões para passar tempo com o Senhor logo de manhã. Talvez não dê para fazer sempre, e mesmo quando fizer podem surgir outras coisas mais tarde que exigirão que você pare e receba a nova perspectiva de Deus, mas esta seria a melhor alternativa.

Fique confortável
Não é preciso ter o corpo numa posição definida para orar e ouvir o Senhor. A melhor posição é a que lhe permitir uma maior concentração para poder receber as palavras de Deus. Ajuda se não estiver sentindo calor, frio, se não tiver fome, sede ou cansaço, pois essas circunstâncias podem distraí-lo, de modo que devem ser eliminadas se possível.
Entretanto, não podemos sempre esperar até as circunstâncias estarem perfeitas para ouvirmos o Senhor. Se esperarmos até estar tudo certinho, talvez jamais aconteça. Então, se precisa de uma resposta imediatamente, pare onde estiver e pergunte a Ele. Independentemente do que esteja acontecendo, você ainda assim pode obter uma resposta se fizer um esforço.

Desobstrua o seu pensamento
Quer esteja começando o dia ou parando durante o dia para ouvir o Senhor, vai ter que se desligar das coisas ao seu redor. Às vezes é difícil deixar de pensar no seu trabalho ou em outras coisas, mas é importante pedir ao Senhor que o ajude com isso.
Muitas vezes ajuda se passar um tempinho - basta alguns minutos - lendo a Palavra antes de começar a orar. Tenha sempre à mão uma Bíblia e outros textos devocionais. Outras vezes também ajuda cantar uma canção ou duas de louvor ao Senhor. Se não puder ou não achar conveniente cantar em voz alta, cante em silêncio, no seu coração. "Entrai pelas portas com louvor, e em Seus átrios com hinos".1
Louvor, oração, a Palavra e música são coisas que podem ajudar a desobstruir o seu pensamento, acalmar o seu espírito e ajudá-lo a concentrar sua atenção no Senhor. Veja o que funciona melhor com você.

Mantenha um registro
Quando o Senhor falar com você, tente gravar as mensagens de alguma maneira. Se tiver um gravador, pode repetir frase por frase à medida que recebê-las. Ou se tiver uma visão pode descrevê-la da forma mais detalhada possível, e gravá-la. Se preferir, pode digitar a mensagem enquanto a recebe. Se optar por escrever as mensagens que recebe, talvez seja bom ter um caderno só para isso. Lembre-se de escrever a pergunta que fizer ao Senhor e que originou as respostas.
Gravar as perguntas e as mensagens torna possível recapitulá-las depois. Muitas vezes as pessoas que escutam a Deus não se lembram direito da mensagem mais tarde, principalmente se for longa ou detalhada. E mesmo que lembrem da essência do que o Senhor disse, não conseguem se lembrar exatamente como Ele Se expressou. Se você estiver gravando, o Espírito de Deus desvia a sua consciência e coloca as palavras na sua boca, ou conduz a sua mão se estiver escrevendo ou digitando. Então às vezes, só se você registrar o que foi dito é que poderá saber qual foi a resposta.

Não Analise
Depois que o Senhor começa a falar, é natural começar a pensar sobre o que Ele está falando, pois afinal foi por isso que Lhe pediu para falar - para descobrir o que Ele tem a dizer. Entretanto, se começar a ponderar ou analisar a mensagem antes que Ele termine, ficará mais difícil receber mais. Os seus pensamentos podem abafar a voz do Senhor e, se perder uma parte mínima que seja do que o Senhor tem a dizer, pode perder algo muito importante ou especial!
Gravar a mensagem enquanto a recebe ajuda a relaxar e a simplesmente deixá-la fluir, porque sabe que terá tudo registrado quando terminar. Depois de receber a mensagem completa, é preciso refletir no que o Senhor disse. Escute de novo ou leia o que recebeu.
É também importante pedir ao Senhor que o ajude a interpretar ou entender da maneira certa o que Ele falou. Às vezes as coisas não acontecem da forma que achamos que o Senhor disse que aconteceriam, simplesmente porque não entendemos o que Ele falou. Achamos que Ele disse algo quando na verdade a mensagem tinha outro significado.
Por exemplo, o Senhor está dizendo que você deveria fazer uma certa coisa ou apenas dizendo que lhe permitiria isso caso você quisesse? Existe também a possibilidade de Ele estar dizendo que o curso de ação a ser tomado depende das suas convicções pessoais. O que você acha que é certo ou o melhor? Ou será que Ele está dizendo claramente que é algo que você precisa fazer para evitar problemas ou danos?
Cada palavra conta; ou seja, a forma como o Senhor Se expressa e como dispõe as palavras. Se você não estudá-las atentamente e pedir ao Senhor a interpretação correta, pode perder parte do significado por interpretar mal a mensagem toda.
E não se surpreenda se uma mensagem que parecia estar toda desarticulada, com significado incerto ou expressa de forma confusa, na verdade for bem completa, equilibrada e até eloqüente. Isso acontece com freqüência, e é prova adicional de que o que você recebeu foi de fato o Senhor falando, e não apenas os seus pensamentos.

Confira
O Senhor freqüentemente fala conosco nos lembrando de um versículo ou passagem na Palavra. Se ainda não teve esta experiência, vai ser uma grande surpresa descobrir como um versículo pode adquirir vida quando o Senhor o aplica a você pessoalmente.
Tenha uma Bíblia em mãos, para poder procurar o versículo ou história que o Senhor deu para a sua situação, caso você não conheça muito bem o versículo ou trecho. Para situações assim, uma grande ajuda também é ter uma chave bíblica em livro ou em software, pois facilita e agiliza muito o trabalho de procurar versículos ou passagens específicas.
Assim que começamos a escutar a Palavra escrita de Deus, colocamo-nos na posição de estarmos dispostos a ouvir, e então o Senhor começa a nos dar Sua Palavra de profecia para hoje.
-DBB.

*
Senhor, fechei a porta, fala a palavra agora,
Que não podia ser ouvida no barulho e confusão lá fora;
Sussurra a Tua vontade ao meu coração agora silencioso,
No que venho a Ti neste momento reverencioso.
Senhor, fechei a porta e aqui me curvo perante Ti;
Fala, pois a Ti minh’alma agora se volta aqui.
Instrua-me a alma, repreenda aquilo que é vão,
Revela-me Tua vontade e a minha controla em Tua mão.
Os clamores cessam nesta quietude bendita;
Em Tua presença encontro paz infinita.
Fora há contenda, lágrimas e pecado que baste;
Senhor, fechei a porta e dentro ficaste!
Senhor, fechei a porta, fortalece meu coração,
Pois lá fora está a tarefa, o meu quinhão.
Só pela graça que me concedeste, leal hei de ser;
Aqui, a sós Contigo, volta a me fortalecer.
-William M. Runyan.
        Deus fez a vida cheia de quebra-cabeças, problemas, mistérios, emoções e suspense, para desafiar a nossa inteligência, a nossa espiritualidade, e a nossa fé; para desafiar a nossa confiança no Senhor, e para nos fazer buscar as soluções!
        Ao tentar nos mostrar a Sua vontade, Deus às vezes coloca um misterioso quebra-cabeça diante de nós. Às vezes nos fala através de enigmas e em mistérios, mas quase sempre nos dá uma indicação de onde começarmos, e a partir daí Ele nos guia passo a passo. Ele gosta quando temos que procurar, pois exercita a nossa fé nEle, na Sua Palavra, na Sua liderança divina e magnificência, bem como no Seu amor paternal.
-DBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário